Monitorização do processo ensino-aprendizagem

Versão de impressão

Acompanhamento dos instrumerntos da prática docente e das actividades do Departamento

Coordenador: 
Coordenador de Departamento
Equipa: 

Coordenador

Destinatários: 
Docentes
Custo Estimado (€): 
0€
Financiamento: 
0
Calendarização: 
decurso do ano
Avaliação: 
Relatório
Objectivos Específicos: 

Acompanhar o processo de Ensino-Aprendizagem

Objectivos PEE - Pontos Fortes
PF1-Elevado Profissionalismo dos Professores: 
· Criar no corpo docente um clima de Escola propício à aprendizagem. (Iv) · Realizar actividades extracurriculares/projectos articulados com os conteúdos programáticos e que contribuam para os resultados esperados.
PF3-Clima relacional positivo: 
· Garantir a disciplina e a segurança na escola. (IVg) · Encarar a Escola como Comunidade Educativa, onde todos os elementos sejam agentes de mudança. (IIIc) · Integrar os elementos da comunidade educativa nas acções que revertem favoravelmente para as aprendizagens dos alunos. (IIIk)
PF6-Adequada organização/ funcionamento da escola.: 
· Definir a actuação dos diferentes membros da comunidade educativa. (IIIs) · Gerir a distribuição da carga curricular dos diferentes cursos, ciclos e anos. (IIIt) · Accionar mecanismos que permitam identificar e superar dificuldades de aprendizagem. (Idd) · Avaliar o desempenho da escola, desenvolvendo mecanismos de avaliação sistemática de maneira a identificar constrangimentos/ sugestões de melhoria e redefinir processos. (Igg) · Executar um PAA de modo a complementar/aprofundar conhecimentos/competências. (Ihh) · Mobilizar as estruturas para a recolha propostas de melhoria. (IIIa) · Dinamizar as propostas das diferentes estruturas educativas. (IIIb) · Incentivar e apoiar iniciativas dos alunos. (IVh)
PF8-Baixas taxas de abandono no ensino regular, comparativamente com as médias nacionais.: 
· Prevenir situações de abandono, utilizando estratégias adequadas. (IIb) · Criar mecanismos que permitam identificar e acompanhar os alunos em situação de risco. (I · Sensibilizar a comunidade escolar para o sucesso pessoal, profissional e social. (IIf) · Intensificar a informação escolar e profissional e aproximação à comunidade. (IIg) · Proporcionar momentos de (in)formação de Professores no âmbito do abandono escolar. (IIh)
PF9-Elevado sucesso, em grande parte das disciplinas, relativamente às médias nacionais.: 
.Utilizar estratégias/metodologias que contribuam para a optimização dos resultados esperados (Ia) ·Realizar actividades extrac./proj. articulados com conteúdos programáticos... (Ib)
PF12-Reforço de um clima democrático, de partilha e lideranças fortes na comunidade escolar.: 
· Trabalhar em equipa através de um processo de negociação, conciliação e acção conjunta, com vista à apresentação de um produto final, salva as excepções previstas na lei. (IIIe; IVe)
Objectivos PEE - Pontos Fracos
PFc1-Fraca dinâmica dos professores nas actividades intra, e transdisciplinares.: 
· Realizar encontros periódicos de professores dos diversos anos de escolaridade, a fim de articularem verticalmente o currículo e definirem critérios comuns de actuação. (Ir) · Integrar os elementos da comunidade educativa nas acções que revertem favoravelmente para as aprendizagens dos alunos. (Im)
PFc2-Pouco trabalho cooperativo transdisciplinar: 
Realizar encontros periódicos de professores para articular e definir critérios comuns. (Ir)
PFc3-Dificuldades na adesão do meio às acções desenvolvidas pela escola.: 
· Divulgar a escola e o seu desempenho. (IIIf) · Envolver o exterior nas actividades da própria escola. (IIIl) · Participar nas actividades promovidas pelo meio local. (IIIm)
PFc4-Fraca participação espontânea dos Encarregados de Educação na vida escolar dos seus educandos: 
· Manter uma cultura de escola e o sentimento de pertença a uma comunidade educativa. (IIIg) · Co-responsabilizar e partilhar os processos de tomada de decisão. (IIIh)
PFc5-Desempenho abaixo da média nacional dos alunos, nos exames, em algumas disciplinas.: 
· Utilizar estratégias/metodologias que promovam melhoria das aprendizagens... (Ia) · Ajudar os alunos a criar competências de estudo e hábitos de trabalho com os docentes. (In) · Dinamizar actividades extracurriculares/projectos articulados com os conteúdos programáticos...(Ill) · Diversificar métodos e técnicas de ensino/aprendizagem adaptados ao perfil dos alunos- alvo...(Iee) · Centrar o processo de ensino/aprendizagem numa perspectiva de Ed. e formação ao longo da vida...(Iff) · Apoiar os alunos com dificuldades de integração disciplinar ou de aprendizagem. (Ik) · Analisar as discrepâncias entre as avaliações interna e externa. (If) · Criar apoios à Língua Portuguesa, destinados a emigrantes e imigrantes. (Imm) · Garantir o atendimento permanente a alunos com dificuldades a nível social e de aprendizagem. (Inn) · Diversificar as modalidades e/ ou metodologias dos apoios pedagógicos. (Ij) · Aumentar a literacia científica e o domínio da Língua Materna. (Io)
PFc6-Oferta pouco variada de clubes temáticos e ocupações de tempos livres.: 
· Dinamizar o Projecto “A LER+”, do Plano Nacional de Leitura. (Ip) · Aumentar a participação dos alunos em projectos e actividades extra-curriculares. (Iy)
Estado/Avaliação
Aprovação: 
Aprovada
Estado: 
Concluída no 3º Período